Campus São Carlos       USP
 
      | Laboratório |  Atividades |  Retirada de Resíduos |  Rotulagem |  Eventos |  Contato |

Laboratório - Infra-estrututra

     O Laboratório de Resíduos Químicos conta com três pequenas áreas construídas, um escritório, um abrigo de resíduos e o laboratório propriamente dito.

     O escritório é um prédio de aproximadamente 30 metros quadrados que dispõem de três computadores onde os responsáveis pelo laboratório e estagiários se revezam coordenando toda a parte administrativa e burocrática do LRQ como um prestador de serviço às demais entidades pertencentes à USP. Ali nasce a organização e estruturação de todos os processos realizados, bem como todo controle e documentação de qualquer resíduo tratado, vidro estocado e matéria prima recuperada.

     O abrigo de resíduos químicos, com uma área de 24 metros quadrados, foi construído em alvenaria dentro dos padrões internacionais de segurança ocupacional por tratar-se da armazenagem de solventes inflamáveis. As prateleiras têm revestimento em tinta epóxi e o edifício não tem janelas por motivos de segurança ou entrada de luminosidade. A ventilação é mantida por elementos vazados junto ao teto e um portão de duas folhas de chapa perfurada. O piso confeccionado em placas de concreto vazadas permite, no caso de derramamentos acidentais, o escoamento do resíduo por uma canaleta em forma de U ligada a um reservatório, onde o resíduo poderia ser recolhido. Não há fontes de eletricidade para evitar possíveis explosões devido à formação de vapores. Nesse abrigo os resíduos químicos são dispostos de maneira adequada, levando em consideração suas incompatibilidades químicas. Todo manuseio de resíduos no abrigo é realizado com os devidos equipamentos de segurança.

                             
Clique na foto que quiser ampliar.

     O LRQ ainda ocupa um prédio de 60 metros quadrados, onde funciona um laboratório para o tratamento dos resíduos. Em duas salas há, no total, duas capelas e quatro sistemas de destilação de grande porte acoplados a um sistema de recirculação de água e localizados numa terceira capela, exclusiva para este fim. Há ainda uma sala de análise para certificação dos produtos em tratamento ou já recuperados que dispõem de diversos recursos como pHmetro, placa aquecedora, mufla, estufa, defratômetro de bancada, espectrômetro de UV, balanças analíticas, centrífuga e sistema de peneiras, que fazem a verificação necessária.

     O laboratório dispõem, também, de duas caixas interligadas de tratamento de água para recolhimento de resíduos descartáveis provenientes da capela, das bancadas e das pias. Tais resíduos são previamente tratados antes de serem lançados na rede de esgoto convencional, dentro dos padrões da CETESB. O LRQ atende a um total de 88 laboratórios do Campus de São Carlos.

                                                 

                                                 
Clique na foto que quiser ampliar.

<< VOLTAR


Site melhor visualizado em 800x600 pixels.