Considerando o projeto de descentralização administrativa da USP, aprovado em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Campus Administrativo de São Carlos foi transformada em Coordenadoria do Campus de São Carlos (Resolução GR/5498) e, desde o dia 16 de março de 2009, tem como coordenador pro tempore o Prof. Dr. Dagoberto Dario Mori.
O objetivo da mudança é conferir maior agilidade e eficiência às atividades-meio da Universidade e maior autonomia decisória às unidades de ensino e pesquisa da instituição.
A grande inovação do projeto diz respeito à implantação, nos campi do interior, de setores regionais da Consultoria Jurídica (CJ), da Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf), da Comissão de Cooperação Internacional (CCint), da Coordenadoria de Assistência Social (Coseas), da Comissão Permanente para Apuração de Acidentes com Veículos Oficiais (Copavo) e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). Esses setores terão autonomia de decisão e execução, observadas as diretrizes estabelecidas pela Administração Central nas respectivas áreas de competência. O processo deve acontecer por etapas, começando pela Coesf e pela CJ.
Implantação
Após a aprovação do Conselho Universitário e as alterações no Estatuto e no Regimento Geral da USP, o primeiro passo para a implantação do projeto de descentralização foi dado com a indicação, no último dia 3 de fevereiro, do professor Marcos Felipe Silva de Sá, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), para o cargo de diretor administrativo do Gabinete da Reitoria. O diretor está assessorando a Reitoria nas atividades relacionadas às Coordenadorias.
“A aprovação da nova estrutura constituiu-se em etapa fundamental do processo de descentralização, mas o sucesso de sua implementação vai depender do comprometimento das pessoas com o avanço institucional de nossa universidade”, destacou a reitora Suely Vilela.
A próxima etapa, já em andamento, é a criação dos Conselhos Gestores em cada campus (antigo Conselho do Campus), cuja composição e competência estão definidas no Regimento Geral e no regimento específico das respectivas áreas.
Nota:
Em virtude das alterações, seguem as informações para encaminhamento de documentos e correspondências:
Coordenadoria do Campus de São Carlos
Coordenador pro tempore: Prof. Dr. Dagoberto Dario Mori
Av. Trabalhador São-carlense, 400, CEP 13566-590 – São Carlos
Leia:
>> Resolução USP-5.498, de 23-12-2008, que dispõe sobre a implantação das Coordenadorias dos Campi e do Quadrilátero Saúde/Direito da USP